
A escritora, que é do norte da Inglaterra, é famosa por escrever livros para adolescentes. Outras duas coleções dela também foram publicadas no Brasil: Verdade ou Desafio? e Galeras, Paqueras.
Ela ainda não é uma Meg Cabot, mundialmente conhecida, mas já faz sucesso no meio literário, mais especificamente na literatura adolescente. E eu a conheci, ou melhor, conheci seus livrinhos numa das minhas visitinhas pela Livraria Leitura. A parte de infanto-juvenis é MUITO colorida e eu não resisto!!!!!! Confesso que comprei por causa da capa. Já tinha dito aqui, uma outra vez, que havia comprado vários livros pela capa e este foi um deles.

O pequeno detalhe é que quando fui ler o livro, percebi que ele era o segundo, então fui imediatamente atrás do primeiro porque eu sou metódica: primeiro, depois o segundo, depois o terceiro...
E eles não vão parar no Sebo porque eu gostei muito e agora quero TODOS!
Agora na ordem:


O livro conta a história da India Jane, uma garota de 15 anos que já morou em vários países (sortuda!) e que dessa vez foi parar em Londres para morar com a Tia. A coleção chama-se Cinnamon Girl, Garota Canela, porque este é o apelido da India Jane, que é o nome de uma música do Neil Young que o pai dela gosta e ela é assim chamada em referência a sua cor de pele.
Ela tem pais e parentes malucos, uma amiga chamada Erin e muitas confusões no currículo. Os livros contam basicamente as confusões que acontecem em sua vida como as férias, a chegada em uma escola nova, os "gatinhos" e tal. Sim, é tudo aquilo que você vê nos filmes. Porém, se torna original pela escrita da autora, que é descontraída e atraente.
A India Jane tem altas sacadas, é muito esperta e engraçada. A narrativa te faz pensar naqueles dilemas pelos quais muitos adolescentes passam e que achamos “sem causa”. Podemos até mesmo transpor para nossa realidade algumas das questões tratadas no livro como: o quanto somos cobrados para termos amigos, sermos os melhores, mais bonitos e legais; cobrados para nos virarmos sozinhos, para estarmos sempre felizes e sem preocupações, enquanto o mundo desaba.
Não tem nada de piegas. É simplesmente divertidíssimo e agradável e estou louquinha pela chegada do terceiro livrinho nas minhas mãos!

Reportagem legal sobre o livro!
Site da autora!