1. Explore seus talentos
O primeiro passo é descobrir em que é, de fato, boa. Pergunte a si mesma quais são seus pontos fortes, coloque-os num caderno e veja se usa tais talentos na prática. Não adianta nada, por exemplo, ser ótima em tratar com gente se fica escondida num escritório fechado, sem lidar com o público. Considere desde habilidade específica para um trabalho, como conhecimento em informática, quanto outros aspectos que ajudam no dia a dia, como adaptabilidade a mudanças. Importantíssimo, aliás, é perceber qualidades que aparentemente não têm nada a ver com trabalho, mas que podem ser usadas a seu favor.
2. Seja um destaque
Em tempos de crise, a última pessoa na fila de demissões é aquela que tem ideias inovadoras, busca sempre os melhores resultados, vai além das tarefas comuns. Faça de tudo para ser um exemplo a ser seguido. Tenha rapidez em dar respostas (não deixe uma dúvida de seu chefe no ar por dias); pense em como pode ajudar outros com seu conhecimento específico, mostre que quer aprender sobre assuntos que não necessariamente serão úteis para você na hora - mas trarão, além de bons contatos com outras pessoas, boa imagem.
3. Tenha comprometimento
Isso não significa ficar horas após o expediente. Mas ser aquela com quem todos podem contar. É essencial que chefe e colegas possam dizer: ''Pedirei ajuda à Maria, ela na certa contribuirá''. Esse comportamento se aplica a várias situações. Exemplo: se alguém tiver uma dúvida sobre algum trabalho seu, responda que fez aquilo de maneira correta (se realmente fez), mas que irá checar para sanar as dúvidas e que poderá refazer até atingir o ideal. Essa atitude positiva mostra como você está interessada em ser cada vez melhor.
4. Trabalhe em equipe
Não basta ser uma funcionária excepcional se não conseguir realizar um bom trabalho com outras pessoas. Algumas dicas: não queira aparecer mais que os outros o tempo inteiro; avalie as ideias alheias antes de emitir opinião precipitada; saiba fazer com que todos a ouçam. Para conseguir este último, seja clara e educada quando explicar algo e não deixe de defender uma ideia se realmente acreditar que ela funcionará. Quanto mais bons resultados tiver, mais as pessoas vão parar para escutar você.
5. Saiba se comunicar
Trabalhar como um camelo não servirá de nada se ninguém souber disso. O segredo: marketing pessoal. Mas não se esqueça que ele só funciona se for baseado em fatos. Lembre de suas boas ideias de maneira sutil. Como? Vamos imaginar que você sugeriu um jeito de cortar gastos reutilizando folhas. Depois de ver a coisa funcionando, levante quanto dinheiro está sendo poupado. Então, diga para o chefe: ''Fiz as contas, e aquela minha ideia está salvando R$ 90! Podemos pensar em outras iniciativas, não?''
6. Aceite desafios
Ok, você já sabe em que se destaca, está se esforçando para ganhar o respeito do chefe, aprendeu a se comunicar de maneira agradável. Mas tudo isso, por si só, ainda não a levará ao topo. A principal característica que faz as pessoas continuarem crescendo é a infinita vontade de melhorar. Lembra daquele ''caderninho da carreira'' da dica 1? Escreva nele os aspectos em que pode evoluir, colocando o ''desafio'' e as ''experiências'' que a levarão a desenvolver tal habilidade. Se não fala bem em público, pode organizar na vizinhança uma apresentação sobre um tema do qual você goste.
7. Siga um exemplo
Um mentor pode exercer papel fundamental em sua vida. Ele é alguém experiente, que não necessariamente trabalhe com você, mas com disponibilidade para encontrá-la frequentemente. Nessas reuniões, ele deve ouvir, discutir e indicar caminhos para melhorar seu desempenho. Se você está começando na carreira de cabeleireira, pode pedir ajuda a um professor, mostrando suas dúvidas e analisando junto as medidas que deve tomar para ter mais clientes, se especializar, enfim, ser poderosa!
Fonte aqui!
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