quarta-feira, 27 de maio de 2009
Escola (des)Integrada
Não acreditei quando li no jornal uma matéria sobre a Escola (des)Integrada. O problema não é ter uma matéria sobre isso no jornal, o problema é falar bem desse projeto, que tem deixado alguns funcionários de cabelos em pé, inclusive a minha querida pessoa, e a sala de video em pedaços.
Fico pensando no tipo de aprendizagem que esses anjos estão tendo. É uma confusão na hora do almoço, na hora do video, na hora da leitura na biblioteca... gritaria e correria e briga é com eles mesmo!
Nas palavras de um aluninho: “A gente come, vai na informática, vê filme, passeia no zoo” Quanta variedade de atividades!
Mas fazer só isso na verdade não é o problema. O problema todo é que a matéria dizia que os índices de leitura aumentaram!
É brincadeira!... Os alunos chegam a biblioteca e querem fazer de tudo com os livros, tudo inclusive jogar um no outro, rasgar, jogar pra cima como se fosse sorteio do caminhão do Faustão, enfim, tudo o que meu pobre vocabulário chamaria de bagunça.
Gostaria muito que a proposta estivesse integrando alunos, professores, pais e comunidade, pois acredito que dentro da escola ainda há mais o que se aprender do que se estivessem largados nas ruas.
Porém, cuidar e lidar com crianças exige paciência e MUITA mesmo, paciência ao cubo e é o que a humanidade está menos tendo hoje dia. Os adultos precisam se posicionar a frente das crianças e mostar para elas o sentido das coisas, e não deixarem que elas façam tudo que quiserem. Não temos e não fazemos tudo que queremos e todo mundo precisa saber disso.
Marcadores:
pra pensar
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário