Ads 468x60px

Pages

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Traições


3 abordagens diferentes.
3 finais diferentes.
3 escritores diferentes.
3 épocas diferentes.
1 único tema: traição.

Livros sobre traições fazem bastante sucesso no mercado literário. Aliás, o assunto perpassa os séculos e, volta e meia, está entre as rodas de conversa, em colunas e reportagens. Há quem julgue, condene, defenda, tem de tudo e pra todos os gostos! Eu busquei o tema na literatura e encontrei diferentes experiências bem bacanas, que nos mostram que, apesar das transformações da sociedade, há certos tabus que continuam intocáveis.

Graham Greene (1904-1991) foi um jornalista inglês que virou escritor porque estava mais afim de falar de ficção do que da realidade. Ele tinha fama de “escritor católico” porque gostava de misturar os temas amor, sexo, traição e fé.
O livro Fim de Caso (1951), fala de traição e também trata de aspectos religiosos como fé em Deus e catolicismo. O mistério, a vontade de saber o que realmente vai acontecer te prende durante a leitura e a introspecção psiclógica, as reflexões dos personagens te fazem refletir sobre as situações e pelo tema também.
“Fim de caso é uma refinada história de adultério interrompido pela razão religiosa.”

D.H.Lawrence (1885-1930) foi um escritor considerado pornográfico pela franqueza sexual dos seus romances e por isso, foi bastante perseguido pelos críticos da época.
Mas não era sobre sexo descarado que ele falava. Por trás da sua escrita estava uma crítica à industrialização e à modernidade. Ele rompeu as barreiras entre a burguesia e a classe trabalhadora ao dar vida a uma paixão entre uma burguesa e um operário no livro O amante de Lady Chatterley (1928).
A personagem Lady Chatterley é ótima, uma mulher que não se prende aos moldes da sociedade. Ela quer, literalmente, viver intensamente e sentir intensamente. Ela é intensa. Aqueles papos filosóficos não a prendem. Não que ela não seja capaz de entender esses assuntos, mas é por entender demais e não concordar com algumas opiniões machistas e burguesas que ela cansa desse ambiente.

Gustave Flaubert(1821-1880) foi um escritor do tempo do realismo francês e um dos seus livros mais famosos é Madamy Bovary (1857).Ele foi bastante ousado em escrever sobre uma mulher adultera e apesar de ter escrito de forma delicada, foi muito criticado pela sociedade daquela época. (Só pra variar...)
A Ema Bovary é uma mulher linda, sonhadora, cheia de vida, inteligente, e mesmo tendo sido criada no campo, sonhava com príncipes e finais felizes. Viveu numa época em que as mulheres eram proibidas de expressarem seus sentimentos e vontades, não participavam da vida política e eram criadas para serem esposas ou freiras. Só que ela era diferente e não aceitava ser submissa, prendada ou fiel e procurava incessantemente satisfazer seus caprichos nas suas paixões extraconjugais.

Vai me dizer que não ficaram mordidos de vontade de ler todinhos??????? O que será que aconteceu com essas mulheres???

Enfim, são livros interessantes que valem a pena ser lidos!

Aqui vão outras sugestões de livros que também falam de traição:

Ana Kariênina – Tolstoi
O destino bate à sua porta – James Cain
O casamento – Nelson Rodrigues
O primo basílio – Eça de Queiroz

0 comentários: