Ads 468x60px

Pages

terça-feira, 30 de junho de 2009

Arte -Terapia Improvisada

É, estou fazendo arte-terapia.
Essa minha técnica consiste em ir num daqueles sites de “imagens para colorir”, procurar uma imagem que tenha bastante detalhes e imprimir. Após a impressão, pego a caixa de lápis de cor e as canetinhas e começo a colorir o desenho.
É engraçado que aprendemos a colorir com o lápis sempre estando na mesma posição; então você tem que continuar ali, naquele vai e vem, porque senão fica um borrão seu colorido. Só que esqueceram de falar que o braço da gente dói quando se fica fazendo só aquele movimento por muito tempo...
Fiquei pensando como a escola pode tosar a capacidade criativa de uma criança se ela não tiver um profissional que faça a mediação adequada. Estudando, vejo o quanto as crianças devem ser estimuladas a fazerem seus próprios desenhos, a sua maneira, sem cópias, como isso é bom para seu desenvolvimento. Ao passo que se obrigarmos a criança a desenhar a partir de moldes prontos e fixos, ela fica totalmente reduzida a uma máquina copiadora que não saberá produzir desenhos originais que não sejam casas e flores. (Que é o meu caso!!! huahuahua)
Ser máquina copiadora é muito mais fácil, não pensar sobre o que se faz é mais fácil, e ser tosado da capacidade criativa é como uma lobotomia. Uma parte do seu cérebro é arrancado, como uma parte de você é roubada, neste caso sua criatividade e originalidade.

0 comentários: