Ads 468x60px

Pages

domingo, 15 de agosto de 2010

Ame ou odeie

Coração Selvagem é, antes de ser um filme do David Lynch, um livro, um romance americano mais precisamente, escrito pelo autor Barry Gifford, que conta a história de amor de Sailor e Lula. Eu não li o livro, mas a adaptação para o cinema foi genial. David Lynch é um diretor pouco convencional e faz uma narrativa de amor louca, mete referências ao gico de Oz no meio e deixa a gente segurando o queixo de tanta excentricidade.
O filme começa com Sailor e Lula saindo de uma festa dada pela mãe dela, e já de início, o Sailor mata um cara que falou demais e que ia lhe matar a mando da mãe de Lula. Entenderam?!?
Ele passa mais ou menos 2 anos na prisão e quando sai, quem ele vai procurar? Lula!
Como a mãe de Lula, Marietta, não aprova esse namoro, os dois fogem em busca de liberdade para viver o amor e o sexo, regado de muito cigarro e rock and roll.
A Marietta louca contrata um matador para achar os dois e dar um “cabo” no Sailor. Ela acaba colocando seu amante no meio da história e fica completamente descontrolada com o rumos que os acontecimentos vão tomando.
Durante a fuga, Sailor e Lula percorrem por vários hotéis baratos, conhecem cada povo estranho, de dar medo. Sailor dá vasão a sua paixão por Elvis e diz que só cantará Love me tender para a mulher que ele escolher para ser sua esposa. Lula é viciada em Mágico de Oz (amiga?) e acaba transpondo para sua realidade aspectos do filme.
Você ri com o monte de coisas loucas que acontecem durante o filme, mas também fica apreensivo com o que está para acontecer, porque rola o supense da perseguição dos dois pelos capaganas que a mãe contratou.
É o cômico trash (alguém disso isso e eu gostei). Os diálogos dos 2 são um caso a parte. É daquele tipo nada-com-coisa-alguma.Diferente do livro, o filme teve final feliz, com direito a fada boa e ao som de Elvis!No site Filmow há várias pessoas dando suas opiniões e fazendo seus comentários sobre o filme. Achei esse comentário lá, bem interessante:

Em "Coração Selvagem", observando personagens caricatos e dramáticos envolvidos por um mistério ardente à la Road Movie, tomo a liberdade de caracterizá-los. Nicolas Cage como Sailor é um James Dean, só que chic e levemente bizarro, querendo ser Elvis e buscando por uma amada. Laura Dern é uma Dorothy perdida nos tijolos amarelos de sua sexualidade e buscando por uma Cidade de Esmeraldas que ela ainda não sabe se existe. Ambos assumem identidades. Sailor caracteriza sua jaqueta de pele de cobra como o símbolo de sua liberdade pessoal e a preenche de forma crua, violenta e masculina. Lula é uma fêmea fatal incorporada dentro de uma fantasia "Marilyn-mascando-chiclets" e um sotaque sulista. Um personagem que marca ardentemente a trajetória dos protagonistas é a mãe de Lula - personagem de Diane Ladd, que mantêm a mesma relação com a atriz na realidade. Diane Ladd como Marietta Fortune é uma mulher exagerada, possessiva e determinada a impedir o romance infernal dos protagonistas sob qualquer custo.

1 comentários:

Fabiana disse...

Se é com o Nicolas Cage é para amar.