Ads 468x60px

Pages

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Educação

O filme conta a história de Jenny, uma garota que está prestes a fazer 17 anos, que tem o sonho de ir pra faculdade estudar Literatura Inglesa.

Ela se considerava madura demais para sua idade. Ia completar 17 anos e já tinha traçado as metas da sua vida.

Essa vontade de ir pra faculdade está diretamente ligada às possibilidades que ela terá em sua vida de fazer coisas que ela não faz na sua atual realidade. Ela estuda em uma escola de meninas, onde tem aulas de etiqueta, dança e culinária e vive com a mãe e o pai, que a incentivam a estudar muito para conseguir conquistar seu desejo, mas que ainda têm uma mentalidade um pouco fechada com relação ao possível futuro de uma garota.


_Se eu for à Universidade, vou ler e ouvir o que eu quero, admirar quadros, assistir a filmes franceses e falar com quem sabe tudo de tudo. - Jenny



Eles planejam que ela vá estudar em Oxford. Em uma conversa com os pais, ela tenta justificar que não precisa estudar tanto como o pai quer.

Pai _Não isso só demonstra o oposto não vê? É rebeldia, o que Oxford desaprova.

Jenny _Não querem quem pensa por si mesmo.

Pai _É claro que não.

Ela tem uma vidinha normal até que pára um Bristol vermelho perto dela e oferece carona. Então ela conhece David, interpretado pelo ator Peter Sarsgaard, se apaixona e tem sua vida mudada com esse relacionamento.



Ela tinha tanto desejo de se tornar uma mulher diferente no meio das iguais, e quase acabou passando por uma situação que ela mesmo criticava: de se tornar uma mesmice e ter uma vida de mesmice.


Jenny, escutando Julitte Greco, interpretada pela atriz Carey Mulligan


Divagando sobre uma parte do filme:

Na hora que ela descobre as cartas no porta-luvas, a maçaneta da porta de trás solta na mão do pai. Isso parece uma metáfora, como se os sonhos do melhor carro e do melhor rapaz estivessem se quebrando como a maçaneta. Para os anos 60, eles até que eram pais compreensivos, e acabaram também sendo iludidos pelo David.


Tá, parece uma história banal, da adolescente que se apaixona por um cara mais velho. Mas não é. Você se sente bem com a leveza do filme e o seu desenrolar. Há muitas referências artísticas e muitas atitudes que nos fazem pensar sobre o comportamento humano.

Tenho certeza que nunca servi para ser psicóloga, mas eu adoro quando o assunto é comportamento humano e relações sociais, sexuais, de gênero, etc.


_Mas é curisoso não é? Todos os poemas e as canções sobre algo que não dura nada. - Jenny depois de ter perdindo a virgindade com David.



_Nem imagina como tudo era chato antes de te conhecer. Nós somos o que fazemos, segundo uma professora. Se nunca fizéssemos nada não seríamos ninguém. E nunca fiz nada até te conhecer. Às vezes acho que ninguém faz nada nesse país idiota, exceto você. - Jenny

Filme sobre emoções, sobre uma garota amadurecendo que aprende da forma mais difícil. – Danny Dominic Cooper, diretora

“Então fui cursar Literatura Inglesa e me esforcei para evitar o destino incerto que Helen previa para mim. Eu parecia deslumbrada e inocente como qualquer aluna...mas não era. Um dos jovens com quem saí, e como eram jovens, me convidou para ir a Paris com ele... e eu respondi “Eu adoraria. Estava louca para conhecer Paris”. Como se nunca tivesse estado lá.” - Jenny

0 comentários: